Pular para o conteúdo
2

Elis Regina foi uma cantora brasileira conhecida pela sua potência vocal e presença de palco, considerada por muitos críticos a maior cantora da MPB de todos os tempos.

Aclamada no Brasil e no exterior, Elis Regina faleceu no auge de sua carreira, aos 36 anos por conta de uma overdose de cocaína, o que causou grande comoção nacional.

Carreira

Foi contratada pela rádio gaúcha quando tinha apenas 13 anos de idade, ficou conhecida como “a estrelinha da rádio” e nesse mesmo ano foi eleita a melhor cantora de rádio em um concurso feito por uma revista.

Em 1964 assinou contrato com a TV Rio para participar do programa Noites de Gala, apresentado na época por Ciro Monteiro e sua agenda ficou lotada desde então.

Em 1965 apresentou a canção ‘Arrastão’, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes que venceu o primeiro festival de música popular brasileira na TV Excelsior.

Durante a década de 70 aprimorou sua técnica vocal gravando discos de grande qualidade técnica para sua geração de músicos.

Elis Regina criticou diversas vezes a ditadura brasileira nos Anos de Chumbo, quando muitos músicos foram perseguidos, presos e até exilados. A cantora afirmou em uma entrevista que o Brasil estava sendo governado por Gorilas.

A popularidade de Elis a manteve fora da prisão, mas ela foi obrigada a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo em um estádio e despertou a ira da esquerda brasileira.

em 1981 se filiou ao Partido dos Trabalhadores.

Onde Elis está sepultada?

Elis Regina encontra-se sepultada no Cemitério do Morumbi em São Paulo.